domingo, 23 de setembro de 2012

Clive Barker - O Desfiladeiro do Medo

O DESFILADEIRO DO MEDO
Clive Barker
2002
700 páginas
Editora Bertrand Brasil


O Desfiladeiro do Medo é um livro sem paralelo: uma descrição implacável e irresistível de Hollywood e seus demônios, contada com um estilo cru e o poder narrativo que transformaram os livros e filmes de Clive Barker em fenômenos mundiais.
Hollywood transformou Todd Pickett em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem. Querendo ser momentaneamente esquecido instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon, um recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles decidida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Lá chegando, descobre segredos a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da "Lista A" dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon...


Digam o que quiserem, eu ADOREI este livro!
Consegui meu exemplar numa troca despretensiosa no skoob, sem saber do que se tratava , não sabia mais de Clive Barker além de que era criador dos filmes Hellraiser e Candyman, enfim, não fazia a menor idéia de seus dotes literários...
Devorei o livro (e olha que não são poucas paginas!)

Encontrei bastante semelhança com O Iluminado, de Stephen King (chamem-me de herege, se quiserem) em toda aquela questão de um pedaço de chão tendo poder suficiente sobre o psicológico de personagens vulneráveis, o sobrenatural sobrevoando alguns hectares de terra, a despeito de quem ocupasse realmente seus domínios... totalmente Overlook!... me lembrou MUITO o Overlook Hotel e sua gama de escândalos/assassinatos sob seu teto, e sua influência maléfica sobre a mente atormentada do pobre Jack Torrance ex-alcolatra. Evidentemente, o mestre King não tem a sensualidade orgiástica que Barker é pródigo em relatar, então as semelhanças são limitadas... O prodigalismo de Barker neste sentido é exagerado? Talvez... mas o que sabemos nós realmente das estrelas de Hollywood e seu submundo? - posso dizer por mim, NADA. Então, quem sou eu pra questionar? Pelo que me consta, tudo o que está escrito ali (inclusive os intercursos sórdidos naquela piscina dos infernos são indiscutivelmente reais)
Adorei a mitologia criada pelo autor... a lenda do quarto secreto escondendo um mundo misterioso, que dominava a mente de quem o via, a Caçada, Lilith, Qwaftzefoni e a renca de atores hollywoodianos "fallen from grace''... achei brilhante, de verdade!
Aviso que a sinopse na orelha da capa é muito reveladora, e parei de ler na metade (o que foi ótimo, porque encarei com uma certa sensação de surpresa algumas coisas antecipadamente reveladas), meu conselho é: deixem a orelha pra lá e vão direto para o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário