quinta-feira, 2 de abril de 2015

The Hellbound Heart (Hellraiser) / O Coração Condenado - Clive Barker

Por falar em livros...


Vou falar hoje de uma noveleta (para quem não sabe, uma noveleta - ou novella - é basicamente aquela história que é grande demais para ser um conto, e pequena demais para ser um livro) de Clive Barker, autor dos excelentes "Livros de Sangue" e "O Desfiladeiro do Medo" (este último, já resenhado aqui

Foi publicado inicialmente em Novembro de 1986, com o título de The Hellbound Heart, pela editora Dark Harvest, no terceiro volume da sua série de antologias Night Visions, e conhecido por ter se tornado a base para o filme de 1987, Hellraiser (no Brasil, o filme ganhou o subtítulo "Renascido do Inferno") e suas continuações. A novella voltou a ser publicada de forma individual pela HarperCollins em 1988, após o sucesso do filme, junto com um audiobook gravado por Clive Barker e publicado pela Simon & Schuster Audioworks. 
Tem o estilo gore e visceral que Barker já introduzira nos seis volumes de sua série de contos "Os Livros de Sangue". 

A história enfoca um quebra-cabeça místico em forma de caixa e o horror que se abate sobre uma família que deu azar de cruzar seu caminho.


Eu andava a procura deste conto desde que havia lido alguns volumes dos Livros de Sangue. Desde criança eu gostava do filme (a figura do Pinhead, sempre foi das minhas favoritas dos filmes "proibidos", mas que eu assistia escondido mesmo assim) e quando descobri o autor, tentei fazer buscas pela internet, mas nunca havia encontrado este material. Descobri mais tarde, que nunca foi lançado aqui no Brasil, daí a ausência de informações. 
Consegui baixar o audiobook e ele ficou esquecido no meu note por alguns meses, mês passado eu acabei jogando no iPod para ouvir qualquer hora destas (me alegra agora saber que o narrador é o próprio Clive, conforme a Wikipedia, informação que havia me passado despercebida). Bom, em matéria da língua inglesa eu sou uma curiosa entusiasta, mas não expert. Me viro bem na escrita e leitura, mas minha compreensão verbal deixa muito a desejar. Consegui apreender uns 70% da narração em quatro partes e já me dei por muito satisfeita! E foi muito bom ter contato com esta mídia e ver que funciona bem para mim (eu enjoo se tentar ler no ônibus e sempre ando com meu iPod, então, já cogito enchê-lo de audiobooks para poder aproveitar as enfadonhas viagens de ônibus e caminhadas a pé de casa para o trabalho, do trabalho para casa - rs)

Aproveitando o entusiasmo que ter acesso à esta tão procurada história  me causou, resolvi praticar um pouco o meu inglês e fiz uma tradução amadora, que disponibilizo para quem quiser ler e conhecer. Baixem aqui "O Coração Condenado" em pdf.

Considerações gerais:
1) Não sou tradutora profissional, o material pode (e certamente deve) conter erros e/ou inconsistências, sejam condescendentes em seu julgamento;
2) Este post não é um incentivo pirataria - levem em conta que este material não foi lançado no Brasil;
3) Como fã, também torço para que alguma editora se anime a lançar o material com uma primorosa tradução profissional, em edição linda para ser ostentada na estante, e estarei na primeira fila para comprar!


Ah, sobre a história... Eu gostei muito da narrativa. É basicamente a mesmíssima história do filme (o primeiro), com algumas poucas diferenças, mas com aquela profundidade que só o livro tem em relação ao filme. 
Diverti-me muito ouvindo, lendo, traduzindo e revisando. Espero que gostem também!

Até mais!


Links corrigidos. 
Para baixar em PDF clique aqui  e para baixar em EPUB, clique aqui
Boa leitura!

14 comentários:

  1. Obrigado de verdade, estava procurando a um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, será que seria possível disponibilizar o arquivo novamente?

    ResponderExcluir
  3. Olá, será que seria possível disponibilizar o arquivo novamente?

    ResponderExcluir
  4. Enaitat Cadarn, muito obrigado por disponibilizar esse material. Gostei bastante da tradução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o feedback coffeejoerx. Que bom que gostou!
      E a DarkSide books vai lançar em setembro aqui no Brasil.
      :)

      Excluir
    2. wow
      Otimo trabalho!!!!
      Preciso me dar de presente rs

      Excluir
  5. Estou na expectativa por esse livro desde o ano passado quando vi todos os filmes

    ResponderExcluir
  6. http://minhateca.com.br/Vinicius.2Ribeiro/Autores/Clive+Barker/O+Cora*c3*a7*c3*a3o+Condenado+-+The+Hellbound+Heart,757274156.epub

    ResponderExcluir
  7. Obrigado! Já estava pensando que não encontraria esse livro em pdf.

    ResponderExcluir
  8. Fia meus parabéns você realizou o desejo de muitos.

    ResponderExcluir