quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mr. Mercedes - Stephen King


Mr. Mercedes - Stephen King
lançamento previsto para 03 de Junho de 2014 .


Em uma corrida contra o tempo com muito suspense e de enormes proporções, três dos heróis mais improváveis e bem-sucedidos já criados por Stephen King tentam impedir que um assassino execute um atentado contra milhares de pessoas. Nas gélidas horas que antecedem o amanhecer, em uma cidade conturbada do meio-oeste americano, centenas de desempregados desesperados fazem fila para conseguir uma vaga de emprego em uma feira. Sem aviso, um motorista solitário investe contra a multidão, a bordo de um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, recuando e voltando a atacar. Oito pessoas morrem; quinze são feridas. O assassino escapa. Em outra parte da cidade, meses depois, um policial aposentado chamado Bill Hodges ainda é assombrado pelo crime não-resolvido. Ao receber uma enlouquecida carta. de alguém se identificando como “o criminoso”, ameaçando um ataque ainda mais diabólico, Hodges desperta de sua aposentadoria tediosa e deprimente, infernalmente decidido a impedir outra tragédia.
Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde nasceu. Ele ama a sensação da morte sob os pneus do Mercedes, e anseia por senti-la novamente. Somente Bill Hodges, com um alguns aliados altamente improváveis, serão capazes de capturar o assassino deste próximo ataque. E eles não têm tempo a perder, pois a próxima missão de Brady, se acontecer, matará ou ferirá milhares de pessoas. Sr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mal, do mestre do suspense que adentra a mente deste assassino obcecado e insano de forma aterrorizante e inesquecível.


Em minhas andanças, vi que na página do autor no goodreads, ele liberou um link para a carta na íntegra que o Assassino da Mercedes envia ao Detetive Hodges. 
Traduzo a seguir:


Caro Detetive Hodges,

Espero que não se incomode de eu usar seu título, mesmo que tenha se aposentado há 6 meses. Acho que, se juízes incompetentes, políticos ladrões e comandantes militares estúpidos podem manter seus títulos após a aposentadoria, o mesmo deveria ocorrer a um dos mais condecorados oficiais de polícia, na história da cidade.

Então, te chamarei de Detetive Hodges!

Sir, (outro título que você merece, pois você é um verdadeiro Cavalheiro do Distintivo e Armas), eu escrevo por muitas razões, mas devo começar por parabenizá-lo pelos seus anos de serviços, 27 como detetive e 40 ao todo. Eu vi um pedaço da Cerimônia de Aposentadoria na TV (Acesso Público Canal 2, um recurso ignorado pela maioria das pessoas), e por acaso, descobri que na noite seguinte, houve uma festa no Raintree Inn, próximo ao aeroporto. Aposto que aquela sim foi a Cerimônia de Aposentadoria!

Eu realmente nunca fui convidado para uma festança destas, mas já vi na TV, programas policiais suficientes, e apesar de saber que muitos deles representam uma versão muito caricata da corporação, alguns retrataram festas de aposentadoria (NYPD Blue Homicide, The Wire, etc., ect,), e eu gosto de achar que eles são retratos acurados de como os Cavaleiros do Distintivo e Arma se despedem de seus compatriotas. Eu acho que podem ser, pois eu também li cenas de festas de aposentadoria em pelo menos dois livros de Joseph Wambaugh, e eles são similares. Ele deve saber por que ele, como você, também é um Detetive Aposentado.
Imagino balões dependurados no teto, muitas bebidas, muitas conversas obscenas, e um monte de reminiscências sobre os Velhos Dias e os velhos casos. Houve, provavelmente, muita música alta e feliz, e possivelmente uma dançaria ou duas rebolando seus traseiros. Possivelmente, houve discursos - bem mais engraçados e mais verdadeiros do que aqueles da “cerimônia de camisa engomada.”

Acertei?

De acordo com minhas pesquisas, durante seu tempo como detetive, você resolveu literalmente centenas de casos, muitos deles o tipo que a imprensa (que Ted Williams chamava de Cavaleiros do Teclado) rotula de espalhafatoso. Você pegou Assassinos e Gangues de Assaltantes e Incendiários e Estupradores. Em um artigo (publicado mais ou menos na época de sua Cerimônia de Aposentadoria), seu parceiro de longa data (Detetive de primeira classe Peter Huntley) o descreveu como “uma combinação de alguém que segue o protocolo, mas que é intuitivamente brilhante.”

Um belo elogio!

Se isto for verdade, e eu acho que é, você já terá descoberto a esta altura que eu sou um dos que você não conseguiu capturar. Eu sou, de fato, o homem que a imprensa decidiu chamar:
a)      O Charada.
b)      O Palhaço
c)      O Assassino da Mercedes, eu prefiro este último!

Tenho certeza que você tentou tudo o que podia, mas infelizmente (para você, não para mim), falhou. Imagino que, se já houve um criminoso que você tenha desejado capturar, Detetive Hodges, este seria o homem que deliberadamente atropelou a multidão na Feira de Empregos no Centro da Cidade, ano passado, matando oito e ferindo muitos outros (devo dizer que excedi minhas expectativas mais exageradas). Eu estava em sua mente quando lhe deram aquela placa na Cerimônia de Oficial Aposentado? Eu estava em sua mente quando seus amigos, Cavaleiros do Distintivo e Arma te contavam estórias sobre (só estou chutando aqui) criminosos que eram pegos de calças literalmente arriadas ou de pegadinhas engraçadas que ocorriam na boa e velha repartição?

Eu aposto que estava!

 
Tenho de lhe dizer como foi divertido. (estou sendo honesto aqui). Quando eu pisei fundo naquele acelerador e guiei o Mercedes da pobre Sra. Olivia Trelawney em cima da multidão de pessoas, eu tive a maior ereção de minha vida! E meu coração batia a 200 por minuto? “Claro que sim!”
Deixa eu te dar uma verdadeira informação confidencial, e se quiser rir, tudo bem, porque é mesmo meio engraçado (embora eu ache que também mostre como fui cuidadoso). Eu estava usando uma camisinha!! Porque eu estava com medo de ter uma ejaculação espontânea, e deixar vestígios de DNA que poderiam ser detectados! Bem, não aconteceu, mas eu me masturbei muitas e muitas vezes depois daquilo, enquanto pensava no quanto eles tentaram correr e não conseguiram (eles estavam apertados como sardinhas), e o quão assustados todos pareciam (aquilo foi tão engraçado), e do jeito que eu fui jogado para frente quando o carro os atingiu. Tão forte que o cinto de segurança travou. Deus, foi muito excitante.

Para dizer a verdade, eu não sabia o que poderia acontecer. Eu achei que as chances eram meio a meio de que eu fosse pego. Mas eu sou um otimista nato, e me preparei para o Sucesso ao invés do Fracasso. A camisinha é uma informação confidencial, mas eu aposto que o seu Departamento Forense (eu também assisto ao CSI) ficou bem desapontado quando não conseguiram nenhuma amostra de DNA do lado de dentro daquela máscara de palhaço. Eles devem ter dito, “Merda! Que criminoso habilidoso! Deve ter usado uma touca de cabelos por baixo da máscara!”

E eu usei mesmo! E também tomei banho com água sanitária!

Eu ainda me alegro de pensar nos sons que ocorreram quando os atingi, os ruídos de ossos se partindo, e o jeito que o carro sacolejou, ao passar por cima dos corpos. Para poder e controle, a Mercedes de 12 cilindros é a melhor!! Quando vi no jornal que um bebê foi uma das vítimas, fiquei deliciado!! Acabar com uma vida tão jovem! Pensar em tudo o que ela deixou de viver, eh? Patricia Cray, descanse em paz! Peguei a mãe também! Geléia de morango em um saco de dormir! Que delícia, eh? Eu também adorei pensar no homem que perdeu seu braço e ainda mais nos dois que ficaram paralisados. O homem, somente da cintura para baixo, mas Martine Stover virou praticamente um vegetal! Eles não morreram, mas certamente desejam ter morrido! Que tal isso, Detetive Hodges?

Agora você deve estar pensando, “Que tipo de pervertido doente e deformado temos aqui?” Não posso realmente te culpar, mas podemos discutir sobre isso! Eu acho que um grande número de pessoas adoraria fazer o que eu fiz, e é por isso que gostam tanto de livros e filmes (e até mesmo de programas de TV) com Torturas e Desmembramentos, etc, etc, a única diferença é que eu realmente fiz. Mas não porque eu seja doido (em qualquer sentido da palavra). Só porque eu não sabia exatamente o que a experiência seria, só que seria totalmente eletrizante, com “lembranças que durariam a vida inteira” como eles dizem. A maior parte das pessoas é presa a botas de chumbo que lhe são impostas quando são bem pequenas e tem de usá-las a vida inteira. Estas botas de chumbo se chamam CONSCIÊNCIA. Eu não tenho nenhuma, então eu posso planar bem acima da cabeça da multidão mediana. E se eles tivessem me capturado? Bem se isto tivesse acontecido, se a Mercedes da Sra. Trelawney tivesse pifado ou algo assim (improvável, já que mantenho uma manutenção cuidadosa), suponho que a multidão poderia ter me linchado, eu sabia que esta era uma possibilidade, e isso só deu ainda mais excitação. Mas eu não pensei que eles realmente o fariam, porque a maior parte das pessoas é como ovelha, e ovelha não come carne. (Eu acho que poderia ter apanhado um pouquinho, mas eu aguento uns golpes). Provavelmente eu teria sido preso e ido a julgamento, onde eu alegaria insanidade. Talvez eu seja mesmo insano (esta ideia definitivamente passou pela minha mente), mas é um tipo bem peculiar de insanidade. De qualquer forma, tirei a sorte grande e me safei.

A neblina ajudou!

Agora eis algo que eu vi, desta vez em um filme (não me lembro do nome). Tinha um assassino em série muito inteligente e de início os tiras (um era Bruce Willis, na época em que ainda tinha um pouco de cabelo) não conseguiu pegá-lo. Então Bruce Willis disse, “Ele fará novamente porque não consegue se segurar e mais cedo ou mais tarde, cometerá um erro e vamos pegá-lo.”
E eles pegaram mesmo!

Isso não é verdade no meu caso, Detetive Hodges, porque eu não tenho ânsia nenhuma de fazer novamente. Em meu caso, uma só vez foi o bastante. Eu tenho minhas lembranças, e elas são tão claras quanto um lago cristalino. E é claro, as pessoas ficaram aterrorizadas depois do ato porque tinham certeza que eu faria de novo. Lembra-se das reuniões públicas que foram canceladas? Não foi muito divertido, mas até que achei interessante.

Então veja, estamos ambos aposentados.

Por falar nisto, meu único arrependimento é que eu não consegui chegar à sua festa de aposentadoria no Raintree Inn para fazer um brinde a você, meu bom Detetive. Você absolutamente fez o seu melhor. Detetive Huntley também, é claro, mas se as informações dos jornais e da internet sobre suas carreiras forem verdadeiras, você era o melhor e ele sempre foi decente. Tenho certeza que, caso ele ainda esteja na ativa, que ele ainda pega aqueles relatórios antigos de vez em quando para estudá-los, mas ele não descobrirá nada. Acho que nós dois sabemos disto.

Posso finalizar com uma preocupação?

Em alguns desses programas de TV (e também em um dos livros de Wambaugh, eu acho, mas pode ter sido um de James Patterson), a grande festa com balões e bebidas e música acaba em uma cena final triste. Os Detetives vão para casa e descobrem que, sem suas Armas e Distintivo, suas vidas não têm sentido. O que eu consigo entender. Quando se pensa nisso, o que é mais triste do que um Cavaleiro Velho Aposentado? De qualquer forma, o Detetive finalmente atira em si mesmo (com seu revólver de serviço). Eu procurei na internet e descobri que este tipo de coisa não é só ficção. Realmente acontece!

Os índices de suicídio em policiais aposentados são altíssimos!!

Na maioria dos casos, os tiras que fazem esta coisa triste não têm familiares próximos que possam ver os Sinais de Alerta. Muitos, como você, são divorciados. Muitos têm filhos crescidos, que moram longe. Eu penso em você sozinho em sua casa na Estrada Harper, Detetive Hodges, e me preocupo. Que tipo de vida você está levando, agora que a emoção da caça ficou para trás? Está assistindo muita TV? Provavelmente. Está bebendo mais? Possivelmente. As horas passam mais lentamente porque sua vida agora está vazia demais? Está sofrendo de insônia? Jesus, eu espero que não.

Mas eu temo que possa ser o caso!

Você provavelmente precisa de um passatempo, para ter algo no que pensar ao invés daquele caso que não resolveu e como jamais vai me capturar. Seria ruim demais se começasse a pensar que a sua carreira inteira foi uma perda de tempo porque o cara que matou todas aquelas Pessoas Inocentes escapou por entre seus dedos.

Eu não ia querer que começasse a pensar na sua arma. Mas você tem pensado nela, não tem?
Eu gostaria de finalizar com um pensamento final daquele “que escapou”. Que seria:

FODA-SE, PERDEDOR.

Brincadeirinha!

Verdadeiramente seu,

O ASSASSINO DA MERCEDES.

PS: Sinto muito pela Sra. Trelawney, mas quando você entregar esta carta ao Det. Huntley, diga-lhe para não se incomodar em procurar qualquer foto que eu tenho certeza que a polícia tirou no funeral dela. Eu estava lá, mas só em imaginação. (Minha imaginação é muito poderosa.)

PPS: Quer me contatar? Compartilhar suas impressões? Tente o site Under Debbie's Blue Umbrella. Eu até cadastrei um nome de usuário para você: “kermitfrog19”. Eu posso não responder, mas, “ei, você jamais saberá.”

PPPS: Espero que esta carta o tenha animado!

Um comentário:

  1. Online Casino Site
    Online Casino with Free Spins · 카지노사이트luckclub Jackpot City Casino · Baccarat Casino · Blackjack Casino · PokerStars Casino. Slots · Blackjack. Signup now and play!

    ResponderExcluir