************
Terminado em 03/04/2010
O livro conta a estória do amor platônico levado às últimas consequências.
Nele, Frederick Clegg, um apagado e retraído funcionário público, cujo hobby é colecionar borboletas, apaixona-se a distância pela esfuziante Miranda, rica e esnobe, que nunca lhe dirigira um único olhar.
Após ganhar uma fortuna na loteria, Frederick coloca em prática um plano ousado: sequestrar Miranda e mantê-la em cativeiro até que a convença retribuir o seu amor.
Escrito por John Fowles em 1963, o livro utiliza o conflito vivido pelas duas personagens como metáfora à eterna diferença das classes sociais.
A primeira parte tem Frederick como narrador, evidenciando sua personalidade disforme, já a segunda, nos vemos dentro da mente de Miranda, com a vitalidade e força de sua inteligência ofuscando e confundindo o medíocre sequestrador até um sufocante desfecho, surpreendente por sua simplicidade.
Há pouco tempo, vi que um par de serial killers, citado no livro Serial Killer: Louco ou Cruel, da Ilana Casoy (Leonard Lake e Charles Ng), tiveram este livro como inspiração: nomearam como "Projeto Miranda", seus atos macabros: sequestavam mulheres, mantinham-nas em cativeiro por algum tempo, até matá-las e dar fim nos corpos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário